terça-feira, 29 de março de 2016

Oito dicas imperdíveis para elevar seu nível no Microsoft Word


Microsoft Word é o editor de textos mais popular do mundo, mas poucos usuários fazem proveito das ferramentas que o programa oferece. A maioria se limita a escrever texto, modificar fontes, espaçamentos e margens, embora o programa mais famoso do Microsoft Office ofereça opções avançadas. No software de escritório para Windows e Mac OS é possível fazer personalização de marcações e correções, criar automaticamente referências bibliográficas, criar backups de textosadicionar bordasfazer tabelas transparentesbaixar templates prontos, entre outros recursos super úteis. 

1. Mude a marcação de texto
No menu “Opções de edição”, em “Avançado”, o Microsoft Word permite mudar o comportamento do texto selecionado com o cursor do mouse. Um deles é a marcação de palavras: por padrão, o programa seleciona uma palavra inteira mesmo quando você marca só algumas, algo que dificulta a edição de pequenos detalhes do documento. O mesmo menu permite desativar a tecla Insert, que pode bagunçar o texto caso pressione por acidente, assim como as opções de copiar e colar.

Mude a maneira de marcar texto com o mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



2. Personalize a correção automática
A correção automática pode ser desligada ou personalizada. No menu “Opções de AutoCorreção”, em “Revisão de texto”, é possível personalizar o tipo de erro que deve ser corrigido automaticamente. Você pode desativar a correção para determinadas formas de escrita, como dias de semana em minúsculas ou duas maiúsculas no início de palavras. A autocorreção também permite escrever sua própria lista de inserção de símbolos: inclua © ao digitar @c, ™ ao teclar @tm ou outra combinação. Adicionando os comandos certos, a tendência é escrever textos com muito mais agilidade.
Crie atalhos na correção automática (Foto: Reprodução/Paulo Alves)





















3. Ative as estatísticas de legibilidade
As estatísticas de legibilidade examinam o texto após a correção gramatical e mostram números que ajudam a entender se o documento é fácil de ler. Ativado na opção “Revisão de texto”, o recurso considera abreviaturas, acentuação, concordância nominal e verbal, pontuação e vários outros elementos para dizer se o texto é acessível – ao fazer uma correção, é possível saber a quantidade de frases, palavras por frases e frases por parágrafo.
Saiba se o seu texto é fácil de ler (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


4. Controle alterações
É possível editar e revisar textos no Microsoft Word com marcação colorida, para manter visível a versão original. Ative a função “Controlar alterações” no menu superior “Revisão” e passe a tachar e pintar de vermelho todo texto apagado e escrever de azul o texto novo inserido. As cores podem mudar de acordo com o editor.
Edite o texto com marcações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)































5. Marque comentários no texto
O Microsoft Word também pode substituir o papel na hora de fazer anotações em um texto. A ferramenta de comentário é útil para adicionar informações extras no arquivo. Para usar, basta marcar um trecho do texto e clicar com o botão direito do mouse. Selecione “Novo comentário” para abrir um balão de texto em um painel à direita.
Insira comentários em um painel lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira comentários em um painel lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
6. Faça brainstorms
Um documento comum do Microsoft Word é configurado com formatação padrão em linhas, mas um truque simples permite usar o programa para fazer chuva de ideias no computador. Basta dar um duplo-clique onde quiser para ativar o cursor e começar a escrever sem se preocupar com linhas e parágrafos alinhados.
Clique duas vezes para escrever onde quiser, sem alinhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique duas vezes para escrever onde quiser, sem alinhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
7. Mude tudo para maiúsculas ou minúsculas
Um recurso clássico do Microsoft Word, mas que nem todo mundo usa, é capaz de mudar palavras ou textos inteiros entre maiúsculas e minúsculas com dois cliques. A função é útil quando você já escreveu algo, mas depois percebeu que deveria ter usado o Caps Lock ou deveria ter desativado a tecla. Marque o texto e clique no ícone ao lado da mudança de fonte, na barra superior. 
Mude todas para maiúsculas ou minúsculas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude todas para maiúsculas ou minúsculas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
8. Crie citações formatadas
Na aba “Referências” do menu, clique em “Inserir citação” para abrir uma janela e informar os detalhes, começando pelo tipo de fonte, como livros, artigos, revistas e sites. Preencha todos os dados para inserir as informações corretas no corpo do texto e ao final, nas referências bibliográficas.
Crie citações com dados da fonte (Foto: Divulgação)Crie citações com dados da fonte (Foto: Divulgação)
Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/03/oito-dicas-imperdiveis-para-elevar-seu-nivel-no-microsoft-word.html

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